7.1.20

A política monetária no século XXI, segundo Bernanke

Em seu discurso presidencial, na reunião anual da American Economic Association, Ben Bernanke analisou o que seria a “política monetária do século XXI”, com foco na questão de como preservar a eficácia da política monetária, quando a taxa de juros nominal alcança o seu piso de 0%.

Se a taxa de juros nominal neutra, nos Estados Unidos, se situar no intervalo de 2% – 3%, como parece ser o caso, uma combinação de afrouxamento quantitativo e orientação futura seria suficiente, segundo Bernanke, para compensar a restrição à política monetária imposta pelo piso de 0% da taxa de juros nominal (ZLB). 

Se a taxa de juros nominal neutra for inferior a 2%, a par da utilização daqueles dois instrumentos de política, seriam também necessários um aumento da meta de inflação dos atuais 2% para 4% - 5% e uma expansão fiscal, para manter a taxa de inflação em torno da meta e a taxa de desemprego em torno da taxa natural, quando a economia estiver no ZLB.

P.S. Para uma visão mais cética com relação à potência da política monetária, no contexto atual das economias desenvolvidas, ver The Economist - edição de 11/01/2020.