7.9.08

Crescimento (falta de) - causas, segundo Hausmann

A falta de poupança do governo é o maior obstáculo para o crescimento econômico no Brasil, de acordo com Ricardo Hausmann, em entrevista publicada na edição de Veja de 27 de agosto:
"O principal entrave ao crescimento do país é a falta de poupança do setor público. A origem do problema está nas despesas do governo. O estado deveria gastar menos do que arrecada. Ao fazer isso, a poupança pública aumentaria, deixando espaço disponível para os investimentos privados que poderiam crescer sem pressionar a inflação. O Brasil possui hoje a maior carga tributária entre todos os países emergentes e, mesmo assim, as contas públicas são deficitárias. A boa notícia é que, para alcançar esse objetivo, os gastos públicos não precisam ser cortados drasticamente. Basta que o governo deixe de ampliar suas despesas. Com o passar do tempo, o tamanho delas em relação ao PIB acabará caindo naturalmente. O fato é que o Brasil não conseguiu constituir um estado financeiramente viável, que não se endivide em demasia, que não tribute em excesso e que invista fortemente em infra-estrutura".
O argumento é elaborado neste artigo, preparado por Hausmann para um seminário promovido pelo Centro de Liderança Pública.