2.5.07

Taxa de juros e taxa de câmbio

Da coluna de Alexandre Schwartzman, na Folha de São Paulo:

  • "Nos últimos 18 meses, a diferença entre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos caiu de 15% ao ano para cerca de 7% ao ano".
  • "Estimando um modelo que explica a taxa de câmbio em função do risco-país e expectativas do câmbio 12 meses à frente, além do diferencial de juros, o efeito 'puro' da taxa de juros teria feito a moeda se depreciar pouco mais de 6,5% entre outubro de 2005 e março de 2007".
  • "Esse efeito da taxa de juros, porém, foi mais do que compensado pela queda do risco-país (apreciação de 1%) e principalmente pela forte queda da expectativa de câmbio 12 meses à frente (apreciação de 15%)".
  • "A resultante dessas forças seria uma apreciação do real em torno de 9% no período, bastante próxima ao percentual observado (7,5%), sugerindo um modelo razoavelmente preciso".
  • "Há evidências de que os preços de commodities e consequentemente o desempenho futuro da balança comercial mantêm forte relação inversa com o câmbio esperado. Assim, no balanço das forças determinando a taxa de câmbio, tem prevalecido o desempenho estupendo da balança comercial".

A versão completa do artigo está disponível no blog de Schwatzman.