17.6.07

Crescimento (falta de) - infraestrutura social


Diagnóstico feito por Delfim Neto, na edição de 12 de junho do Valor Economico, sobre a qualidade da política e das instituições econômicas no Brasil, o que Charles Jones chama, em seu manual de crescimento econômico, de "infraestrutura social":
  • "Temos a maior carga tributária para países com a nossa renda per capita. Esta carga tributária elevada está associada a um crescimento medíocre, revelado pelos números dentro dos pequenos círculos, no gráfico acima".
  • "Quanto à eficiência dos gastos públicos, o Brasil é o 119º classificado entre os 125 países examinados pelo World Economic Forum - 2007".
  • "Ocupamos o 79º lugar entre os 125 países analisados pelo World Economic Forum - 2006, no que diz respeito a infra-estrutura (energia, transportes etc.)".
  • "O Brasil é o 124º colocado entre os 125 países analisados pelo World Economic Forum com relação ao 'peso da regulação governamental' e o 119º colocado entre 155 países analisados no Doing Business 2005, do Banco Mundial, com relação à 'facilidade de produzir'".
  • "Somos o 92º país entre 125 com relação à independência do Judiciário, segundo a avaliação do World Economic Forum - 2006".
  • "Tem havido violação crescente e cada vez mais freqüente à propriedade privada física e temos respeitado pouco a propriedade intelectual".
  • "Já faz muito tempo que a insensatez de alguns governos locais transacionou o monopólio da força com o jogo, a droga e a bandidagem. Hoje, pelo menos no Rio, em São Paulo e em Pernambuco há dois 'Estados': um legal e outro marginal".

Para o autor, "os fatos acima sugerem que o Brasil está 'bombando' sem causa" - o ritmo atual de crescimento do PIB, nas condições descritas, é o verdadeiro milagre brasileiro.