17.12.06

Crescimento (falta de) - o programa de Scheinkman

Condições para um crescimento do PIB de 5% ao ano, segundo José Alexandre Scheinkman, na edição de hoje da Folha de São Paulo:

(1) Aumento da taxa de investimento. "Um pré-requisito importante para crescer a 5% ao ano de maneira sustentada seria que a taxa de investimento, hoje em torno de 20%, chegasse a 25% do PIB".

(2) Reforma tributária. "O Brasil precisa de uma reforma tributária que substitua os impostos indiretos sobre bens, serviços e trabalho (ICMS, IPI, ISS, Cofins etc.) por um imposto sobre o valor adicionado. Para combater a informalidade, a reforma deveria reduzir a contribuição previdenciária paga pelos trabalhadores com menores salários. Também deveria reduzir gradualmente a CPMF até atingir 0,08% em julho de 2010".

(3) Redução de impostos. "É preciso também reduzir a carga tributária, que não só supera a de outros países com o nosso nível de desenvolvimento, mas também a de países muito mais ricos, como Coréia do Sul ou Estados Unidos".

(4) Investimento em infraestrutura. "Estudos econométricos documentam que uma das razões para o mau desempenho da economia brasileira a partir da década de 80 foi a falta de investimentos em infra-estrutura. A privatização dos anos 90 ajudou em setores como a telefonia, mas a ausência de regulamentação adequada para setores cruciais, como o de geração de eletricidade, e o nível quase nulo de investimentos do governo federal resultam em um déficit em infra-estrutura".

(5) Corte dos gastos correntes do governo. "Diminuir a carga tributária enquanto se aumenta o investimento público requer corte nos gastos correntes do governo, o que não deveria ser difícil em um país em que os três níveis de governo se apropriam de quase um terço do PIB".