As faculdades (colleges) e universidades americanas adotam uma política de precificação bastante complexa (e curiosa). Como mostra um artigo publicado esta semana no New York Times, o valor da anuidade funciona como um sinal da qualidade da educação oferecida, de modo que, quando a anuidade aumenta, a instituição atrai mais e melhores candidatos. Assim, há um incentivo para que as anuidades sejam nominalmente elevadas. Para viabilizar a matrícula, são, então, oferecidos aos alunos pacotes individuais de ajuda financeira, num sistema que se aproxima da discriminação de preços de primeiro grau.
A anuidade média nas instituições privadas sem fins lucrativos é de 30 367 dólares (incluídos room and board, ou seja, acomodações no campus e alimentação). Embora o ensino seja pago, os estudantes recebem um subsídio bastante substancial. O artigo menciona que, em uma faculdade de elite da Pennsylvania, enquanto o custo anual por aluno é de 73 000 dólares, metade dos estudantes paga o "preço de tabela" de 41 mil dólares e o restante, menos do que isso, com a diferença sendo coberta pela renda originada do patrimônio de 1,3 bilhões de dólares que a faculdade possui.