29.12.06

Desigualdade de oportunidades no Brasil

Na edição de hoje do Valor Econômico, Naércio Menezes discute a relação entre desigualdade de renda e desigualdade de oportunidades no Brasil. Abaixo são reproduzidos os principais pontos do artigo.

  • "A desigualdade de renda brasileira parece refletir muito mais uma desigualdade de oportunidades do que uma desigualdade de talentos ou de esforços".
  • "Por algum tempo, disseminou-se a idéia de que o Brasil é um país com alta mobilidade entre as gerações. Os estudos que chegaram a essa conclusão verificaram que as gerações mais novas, geralmente nascidas após o milagre econômico, alcançaram posições ocupacionais melhores do que as atingidas pelos seus pais".
  • "Entretanto, a mobilidade deve ser medida por quanto a posição dos pais na distribuição de renda da sua geração determina a posição dos filhos na distribuição de renda atual. Estudos recentes mostram que o Brasil, na verdade, é um dos países com menor mobilidade intergeracional entre os que possuem dados disponíveis para este tipo de análise. A correlação entre a posição relativa dos pais e a dos filhos na distribuição de renda é de 0,60 no Brasil, comparada com 0,40 nos EUA, 0,23 no Canadá, 0,34 na Alemanha e 0,20 na Suécia".