11.4.07

Globalização e participação do trabalho na renda

Quatro conclusões do "Panorama da Economia Mundial", uma publicação do FMI, sobre a relação entre globalização e participação do trabalho na renda nos países desenvolvidos, resumidas por Martin Wolf, na edição de hoje do Valor Economico:

(1) "Quando se pondera a força de trabalho em cada país pela participação das exportações no PIB total, verifica-se que a oferta mundial efetiva de mão-de-obra quadruplicou entre 1980 e 2005, sendo que metade deste crescimento veio do Leste Asiático".

(2) "A participação do trabalho na renda encolheu sensivelmente em todos os países de alta renda nesse período. Este declínio foi, porém, muito mais visível na Europa Continental e no Japão do que nos países de língua inglesa. A maior parte da redução deveu-se ao declínio da participação do trabalho na renda dos setores intensivos em mão-de-obra não especializada e à redução da participação desses setores na economia como um todo. A fatia do trabalho na renda dos setores intensivos em mão-de-obra especializada vem aumentando".

(3) "Globalização e mudanças tecnológicas contribuiram para a redução da parcela do trabalho na renda, sendo a tecnologia o fator mais importante. Por outro lado, mudanças nas políticas para o mercado de trabalho tiveram efeitos positivos sobre aquela participação, em larga medida devido ao crescimento do emprego".

(4) "Os países que reduziram o custo da mão-de-obra para as empresas e ampliaram a flexibilidade do mercado de trabalho registraram menores quedas da fatia do trabalho na renda total".