28.4.07

O Brasil precisa de política industrial?

Em um artigo recém-publicado na seríe Ensaios Econômicos - EPGE / FGV, Maurício Canedo Pinheiro, Pedro Cavalcanti Ferreira, Samuel Pessoa e Luiz Schymura mostram porque o Brasil não precisa de política industrial.

Os principais argumentos do paper são:
  • "Não há evidência de que o sucesso dos países do Leste Asiático se deva primordialmente ao uso de políticas industriais setoriais. Na verdade, a adoção de políticas horizontais teve um papel preponderante no desempenho destes países".
  • "Mesmo na presença de falhas de mercado, as políticas adequadas são de caráter horizontal ou são mais eficazes se acompanhadas destas políticas".
  • "Não existe racionalidade econômica na promoção de setores estratégicos 'avançados' ou 'de ponta' ".
Os defensores da política industrial frequentemente se valem do seguinte silogismo para justificar tal política: (i) Os países do Leste Asiático foram bem sucedidos, no que diz respeito ao crescimento econômico. (ii) Os países do Leste Asiático fizeram uso da política industrial. (iii) Logo, a política industrial é necessária para o crescimento econômico.

Este argumento, segundo os pesquisadores da FGV, é falho por causa de um viés de seleção - nem todos os países que fizeram uso da política industrial foram bem sucedidos, em termos de crescimento econômico - e de um problema de identificação - os países asiáticos também adotaram políticas de caráter horizontal, além da política industrial.