16.4.07

Taxas de crescimento "de longo prazo" - Brasil e Estados Unidos

O gráfico agora mostra as taxas de crescimento "de longo prazo" do PIB per capita dos Estados Unidos e do Brasil, no período 1870 - 2001, obtidas através do método de Hodrick-Prescott.

A média das taxas anuais de crescimento, no caso americano, é precisamente 1,87%. A volatilidade do crescimento é relativamente alta, com o coeficiente de variação (desvio padrão / média) das taxas de crescimento correspondendo a 0,65 (elevado, quando se considera que estas não são as taxas de crescimento observadas, mas as taxas "tendenciais").

No caso brasileiro, a média das taxas de crescimento é 1,57%, algo menor do que a americana. O coeficiente de variação de 0,93 sugere, como seria de esperar, mais instabilidade do que nos Estados Unidos, mesmo quando se considera a tendência de longo prazo.

O coeficiente de correlação contemporânea entre as duas taxas é surpreendentemente baixo - de apenas 0,15.

Digna de nota é a (incipiente) recuperação do crescimento na década de 90, no Brasil, com a taxa de crescimento de longo prazo se estabilizando num nível próximo de 1,1% no último quinquenio para o qual se dispõe de dados.