24.3.07

Crescimento (falta de) - investimento ou produtividade? (II)

Em artigo publicado na edição de hoje da Folha de São Paulo, José Márcio Camargo discute as implicações da revisão das contas nacionais para o diagnóstico dos entraves ao crescimento econômico no Brasil:

  • "Com base nas taxas de crescimento do PIB e do investimento, podemos calcular a produtividade do investimento, ou seja, quanto do PIB é necessário investir para gerar 1% de taxa de crescimento (a relação marginal capital/produto)".
  • "Tomando as médias do período 2000-2005 para o Brasil (3,0% e 16,3%, respectivamente) e dividindo uma pela outra, chegamos à conclusão de que, para que o país consiga crescer 1%, terá que investir 5,4% do PIB".
  • "Em uma amostra de 12 países emergentes - África do Sul, Argentina, Chile, China, Coréia do Sul, Hungria, Índia, México, Polônia, República Tcheca, Rússia e Turquia -, a taxa média de investimento foi de 23,2% do PIB, enquanto a relação marginal capital/produto média foi de 5,8%, no período 1995-2005. A relação capital-produto do Brasil está, portanto, próxima daquela observada em países similares, mas a taxa de investimento é comparativamente muito baixa".