17.1.07

Crescimento (falta de) - liberdade econômcia

Na Folha de São Paulo de hoje, Vinícius Albuquerque reporta a avaliação obtida pelo Brasil no Index of Economic Freedom 2007, elaborado pela Heritage Foundation, em parceria com The Wall Street Journal.
  • O Brasil ficou em 70º lugar entre 157 países no ranking deste índice. Em 2006, havia ficado em 68º lugar.
  • A pesquisa considera dez categorias de liberdade econômica: nos negócios; no comércio; fiscal; de intervenção do governo; monetária; de investimentos; financeira; de corrupção; do trabalho; e direitos de propriedade. A melhor classificação do Brasil está na categoria de liberdade em relação à intervenção governamental - mesmo assim, nesse tópico, o Brasil fica em 25º lugar. Já os graus mais baixos de liberdade econômica no Brasil foram registrados nos quesitos corrupção e liberdade financeira.
  • O país sofre com burocracia altamente ineficiente e corrupta. O sistema judiciário também é ineficiente e sujeito à corrupção, como outras áreas do setor público. Outros obstáculos à liberdade econômica são o sistema fiscal confuso, as barreiras ao investimento estrangeiro, a gestão governamental da maior parte dos setores elétrico e de petróleo e de uma parte significativa do sistema bancário e um sistema regulatório complicado.
  • Entre os BRICs, o Brasil é o primeiro, seguido no ranking por Índia (104º lugar), China (119º) e Rússia (120º).
  • Os dez países 'mais livres' são, em ordem decrescente, Hong Kong, Cingapura, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, Luxemburgo, Suiça e Canadá.