9.1.07

A "descoberta" do crédito

Da coluna de Benjamin Steinbruch, na Folha de São Paulo de hoje:
"John Kenneth Galbraith, em 'A Era da Incerteza', conta que, no início do século 17, em razão de sua excelente posição geográfica, Amsterdã tornou-se um dos grandes portos da Europa. A frenética atividade comercial que ali se desenvolveu fez com que o dinheiro da época, em moedas de prata e ouro, circulasse em abundância nessa cidade holandesa.
Havia diferentes moedas, cunhadas em várias partes da Europa, a ponto de, em 1606, o Parlamento holandês publicar um manual de cambistas, com uma relação de 846 moedas de prata e ouro, muitas delas deficientes em peso e pureza. Os abusos eram tamanhos que ninguém podia estar seguro sobre o real valor da moeda que recebia.
Os comerciantes de Amsterdã decidiram então criar um banco municipal, cuja principal função seria verificar a qualidade do dinheiro recebido. Os comerciantes levavam ao banco as suas moedas, verdadeiras ou falsas, o banco as pesava e só o peso do metal puro era creditado em suas contas bancárias. Esses depósitos, portanto, eram absolutamente seguros, e os comerciantes podiam até transferir dinheiro de uma conta para outra sem risco de transacionar com moedas adulteradas.
Logo, então, o banco descobriu que aqueles depósitos volumosos não precisavam ficar ali parados, amontoados. Podiam ser emprestados. E, por essa operação, o banco cobraria juros. Quem tomasse o empréstimo receberia o crédito em sua conta e poderia usar os recursos. Da mesma forma, o dono do depósito permaneceria com o dinheiro disponível.
Estava descoberta a alavanca do crédito, à qual se atribui parte da enorme prosperidade econômica e cultural de Amsterdã no século 17".