9.1.07

Trade off entre crescimento econômico e distribuição de renda?

Delfim Neto, em artigo publicado na edição de hoje do Valor Econômico, sugere a existência de um trade off entre crescimento econômico e distribuição de renda.

"A taxa de crescimento do PIB é determinada pela multiplicação da relação produto/capital pela relação investimento/PIB*. Sem o aumento da relação produto/capital (da produtividade), maior consumo presente implica menor investimento presente e, portanto, menor aumento do estoque de capital e, também, menor aumento do consumo no futuro. Nesse caso, há efetiva e real contradição entre o desejo de crescer mais depressa (desenvolvimento econômico) e o desejo de consumir mais depressa (desenvolvimento social).
Cabe à sociedade avaliar como deseja acomodar as possíveis taxas de crescimento com as possíveis reduções da taxa de desigualdade. E cabe a ela, também, a responsabilidade pelo 'custo' futuro de tais decisões. No limite, a pressa para eliminar a desigualdade sem um aumento da relação produto/capital (ou seja, da eficiência econômica) levará a maior pobreza das gerações futuras.
Para melhorar no longo prazo o bem estar da sociedade, a escolha por maior pressa distributiva exige simultaneamente maior pressa e empenho político: 1) na educação da força de trabalho; 2) na reforma das instituições; e 3) na apropriação de nova tecnologia" [porque, assim, a produtividade aumentará - acréscimo meu].

* A esse respeito, ver a nota postada em 17 de dezembro.